Situação
de Aprendizagem
Para
ser aplicada nos 6ºs anos
Avestruz
– Mário Prata
1
– O que você sabe sobre esse animal? (Levantamento de conhecimento prévio)
2
– A partir do título o que você acha que texto tratará?
3
– Leitura compartilhada do texto:
Todos
com o texto fonte em mãos;
Todos
acompanhando a leitura em voz alta feita pelo professor
Localização
de informações:
Voltar
para o texto buscando as marcas linguísticas que apontam as características da
ave.
4
- Comparação de informações.
Apresentar
PPT (imagens) dos outros animais citados no texto (boi/camelo) .
Questionar
com os alunos se existem semelhanças entre os animais relacionados ao avestruz
e quais seriam?
Voltar
ao texto e assinalar as marcas linguísticas que denotam esta comparação.
5
– Produção de inferência global.
Levando
em consideração as características da ave estudada até agora, quais os
problemas / dificuldades uma pessoa enfrentaria para mantê-la dentro do
apartamento?
“...
Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha
amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes
correndo pela sala do apartamento...”
Apresentar
trailler do filme “Os pinguins do papai”
Apresentar
trechos do filme “Os pinguins do papai”. Discutir com os alunos sobre a
adequação dentro da situação de criar certos animais dentro de um apartamento.
Questões
de:
Higiene
Espaço
Ambiente
adequado
Reprodução
7
– Recuperação do contexto de produção.
Indagar
com os alunos sobre a situação inicial que gerou desenvolvimento do texto.
8
– Percepção de outras linguagens.
Volte
ao texto e observe o peso e a altura do avestruz. Compare-as com seu peso e
altura e responda a que conclusão você chega?
COLABORADORES:
* Márcia Gardenal
* Maria Catarina
* Lumena
* Janete Federico
Nenhum comentário:
Postar um comentário